O que é a MEPAJ?

Você sabe o que é a MEPAJ?

  • Somos um grupo de amigos espíritas que visa o aprendizado constante do ser humano trocando ideias e experiências e assim aprendemos muito uns com os outros. 

 
O mundo vive uma época conturbada. Os vícios se tornam cada vez mais presentes na vida de muitos, a violência é enfatizada pelos meios de comunicação e os núcleos familiares encontram dificuldades para lidar com todos esses aspectos. Inseridos nesse contexto estão os jovens, que necessitam de apoio para enfrentar a instável fase da adolescência, quando as cobranças também são muitas. Decidir sua carreira, a necessidade de sentir-se acolhido por um grupo e enfrentar as modificações em seu corpo e mente são alguns exemplos dessa fase por  vezes tão tumultuada.

É nesse momento que o jovem necessita de auxílio para passar por essa fase com êxito e felicidade. Alguns, iludidos, buscam nas drogas o alívio de seus problemas e conflitos. Outros buscam nos amigos e na família o amparo necessário para os seus questionamentos. Ainda há aqueles que buscam no Evangelho e na Doutrina Espírita o direcionamento para suas vidas e compreensão de sua realidade. É então que aparece a importância dos trabalhos da Casa Espírita direcionados aos jovens, entre eles a Mocidade Espírita Paz e Amor em Jesus (MEPAJ).

MEPAJ é composta por jovens que juntos, buscam o estudo e compreensão da Doutrina Espírita através de reuniões semanais, que ocorrem todos os domingos das 10:30 às 12:30h. E mais do que isso, buscam nos laços de amizade o suporte para seguir adiante em suas tarefas e a troca de experiências para todas as partes. Nas reuniões semanais ocorrem estudos do Evangelho e temas que geralmente são realizados pelos próprios integrantes da Mocidade. Os temas doutrinários são variados e muitas vezes trabalhados através de bate-papos ou dinâmicas. Isso torna o estudo mais atraente e dá oportunidade para todos participarem com suas opiniões e questionamentos. Também há domingos em que trabalhadores da casa são convidados a contribuir conosco através de sua experiência dentro na Doutrina Espírita.

Os temas abordados na mocidade sempre possuem algum tipo de relação com as características da fase da juventude. Um exemplo disso são temas relacionados ao despertar da sexualidade, que muitas vezes aparece nos jovens recheado de conflitos, questionamentos e sentimentos de culpa. Outro ponto sempre abordado é a questão dos vícios, tanto morais quanto materiais, que são verdadeiros empecilhos para nossa evolução. Os relacionamentos familiares e sociais também recebem toda a atenção, sendo trabalhados a partir da visão evangélica e de Lei de Causa e Efeito. Outro aspecto muito importante na juventude é a questão do despertar da mediunidade. Muitos são os jovens que chegam até a mocidade com sintomas típicos da sensibilidade mediúnica, sem saber o que está acontecendo e o que devem fazer.
Seja qual for o tema abordado, o estudo no grupo desmistifica muitas crenças maléficas para a nossa evolução e propicia a reflexão sobre nossas atitudes e comportamentos, sendo gatilho para o tão citado autoconhecimento.
Uma das atividades mais prazerosas para os jovens são as visitas assistenciais, que ocorrem uma vez por mês. Geralmente são realizadas a idosos que se encontram em asilos, crianças em orfanatos e crianças com deficiências mentais ou físicas. De acordo com a necessidade de cada casa e público alvo, são preparadas atividades, brincadeiras e algumas doações materiais. Além de ser um importante exercício de caridade e humildade, nesses momentos há uma maior interação entre o grupo, e assim, o fortalecimento da amizade.
Outro acontecimento que agradou muito aos integrantes da mocidade foi preparação de uma peça teatral para o evento denominado Quinjest, que aconteceu em julho e reuniu mocidades da região do Tatuapé, Penha e arredores. Foi um importante momento de confraternização e através de uma comédia foram abarcados conteúdos sérios como a vaidade, fama e autoconhecimento.

Outra característica essencial da mocidade é a liberdade que o jovem possui para participar ou não das atividades. Não há cobrança de presença, de participação na preparação de temas e outras atividades. O que importa é a intenção sincera de aprender sobre o doutrina e assim, crescermos juntos... Todos tem grande importância no andamento adequado do trabalho. Cada comentário, ideia e contribuição contribuem para que as reuniões se tornem mais ricas e agradáveis.

Tendo em mãos todas essas oportunidades de trabalho, estudo e de encontrar amigos e companheiros com aspirações e necessidades semelhantes às nossas, a fase da juventude pode se tornar mais prazerosa e saudável... Assim, todos aqueles que desejam conhecer ou se engajar na proposta da mocidade serão bem vindos e poderão contribuir muito para o crescimento do grupo. Pais e responsáveis também estão convidados a conhecer nosso trabalho e incentivar seus filhos com muito amor, à maior participação e à possibilidade de abrir caminhos novos para seu crescimento.

Venha nos conhecer! Aguardamos sua visita!
 

Paula Approbato de Oliveira